sábado, 15 de outubro de 2011

VOCÊ AMA A JESUS?

JOÃO 21:14-17=> João 21:14-17
14 - E já era a terceira vez que Jesus se manifestava aos seus discípulos, depois de ter ressuscitado dentre os mortos.
15 - E, depois de terem jantado, disse Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de Jonas, amas-me mais do que estes? E ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta os meus cordeiros.
16 - Tornou a dizer-lhe segunda vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Disse-lhe: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas.
17 - Disse-lhe terceira vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Simão entristeceu-se por lhe ter dito terceira vez: Amas-me? E disse-lhe: SENHOR, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo. Jesus disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas.

EXPLICANDO OS TERMOS:
DO GREGO: (AMOR, Rm. 5:5=> AGAPE ;  AMOU Jo 3:16=> AGAPAO;  AMO. Jo 21:15=> PHILEO)
AGAPE/AGAPAO,  Rm. 5:5=> Amor incondicional, amor por escolha e por um gesto de vontade, ágape não procura nada em troca, não depende de química,afinidade, ou sentimento.
PHILEO, Jo. 21:15=> Gostar de..., ter afeto por..., importar-se com..., tratar com carinho, ter ligação pessoal com... etc.
AGAPE refere-se ao amor de Deus que só ele é capaz de dar, um amor único e ao mesmo tempo universal, pois ama a todos de uma só forma (Jo. 3:16), um amor sem exigências, sem esperar nada em troca, e que não depende de recíproca ou de correspondência. Deus AMA!
PHILEO refere-se ao amor humano que sentimos uns pelos outros, um amor que não é como o amor de Deus, mas agrada-O quando sentimos esse amor pelo nosso próximo. Um amor que requer sentimento, afinidade, e, geralmente amamos por esperar também sermos amados, ou seja, de certa forma esperamos, sim, algo em troca.

Jesus perguntou três vezes a Pedro se ele o amava e Pedro não entendia a maneira que Jesus falava porque falara por duas vezes da Sua forma, ou seja, AGAPE, Pedro, por sua vez, sem entender respondia usando a sua própria linguagem e sentimento, ou seja, PHILEO. Jesus, no entanto, entendendo a condição humana de Pedro usa para AMOR a mesma palavra que Pedro usara PHILEO, questionando se Pedro realmente tinha por Ele a afeição que alegava. Pedro,  porém, só mais tarde veio a entender o significado completo do amor AGAPE, pos, usou as palavra AGAPE e AGAPAO nove vezes em seus escritos.

SE JESUS TE PERGUNTASSE HOJE: ME AMAS?  COMO TU RESPONDERIAS?
ANTES DE RESPONDERMOS DEVEMOS ANALIZAR ALGUMS PONTOS:

1º - Amar a Deus não é uma opção, é um mandamento.
Mateus 22:37-38 "E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.
Este é o primeiro e grande mandamento."

2º- Ele nos ordena que o amemos.
Deuteronômio 30:6. E o SENHOR teu Deus circuncidará o teu coração, e o coração de tua descendência, para amares ao SENHOR teu Deus com todo o coração, e com toda a tua alma, para que vivas.

3º- até que ponto o amamos?
-O amamos a ponto de deixar tudo e segui-lo como Pedro e André, ou como Mateus?
Mateus 4:18-20.  E Jesus, andando junto ao mar da Galiléia, viu a dois irmãos, Simão, chamado Pedro, e André, os quais lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores;
E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens.
Então eles, deixando logo as redes, seguiram-no.

Mateus 9:9. E Jesus, passando adiante dali, viu assentado na recebedoria um homem, chamado Mateus, e disse-lhe: Segue-me. E ele, levantando-se, o seguiu.

-Pelo menos o amamos a ponto de cumprir os seus mandamentos?
 João 14:15, 21:
15 - Se me amais, guardai os meus mandamentos.
21 - Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.

4º- Se o amamos (PHILEO) é porque Ele nos amou primeiro (AGAPE).
I João 4:19. Nós o amamos a ele porque ele nos amou primeiro.

5º- Ele nos ama com amor (AGAPE) mas entende o nosso amor (PHILEO) por Ele.
João 3:16. Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Romanos 5:8. Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.

Amor (AGAPE) ou (PHILEO), significa entrega (Gálatas 2:20. Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.)
Se Cristo por amor (AGAPE se entregou por nós, e, se por amor (PHILEO) o homem se entrega à mulher ou a mulher se entrega ao homem, e , isso é fato, então, mesmo por esse amor (PHILEO) nós nos entregamos a Cristo crendo que com Ele aprenderemos o amor (AGAPE).
E você? Você ama a Jesus? Mesmo que seja como Pedro?
Lembre-se que Pedro O seguiu...
entregou-se a Ele...
Que Deus te abençoe!!!!


MSS. ROBERTO BASÍLIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário