segunda-feira, 10 de outubro de 2011

A ESPADA DE PEDRO

João 18: 3-11
3. Tendo, pois, Judas recebido a coorte e oficiais dos principais sacerdotes e fariseus; veio para ali com lanternas, e archotes e armas.
4. Sabendo, pois, Jesus todas as coisas que sobre ele haviam de vir, adiantou-se, e disse-lhes: A quem buscais?
5. Responderam-lhe: A Jesus Nazareno. Disse-lhes Jesus: Sou eu. E Judas, que o traía, estava com eles.
6. Quando, pois, lhes disse: Sou eu, recuaram, e caíram por terra.
7. Tornou-lhes, pois, a perguntar: A quem buscais? E eles disseram: A Jesus Nazareno.
8. Jesus respondeu: Já vos disse que sou eu; se, pois, me buscais a mim, deixai ir estes;
9. Para que se cumprisse a palavra que tinha dito: Dos que me deste nenhum deles perdi.
10. Então Simão Pedro, que tinha espada, desembainhou-a, e feriu o servo do sumo sacerdote, cortando-lhe a orelha direita. E o nome do servo era Malco.
11. Mas Jesus disse a Pedro: Põe a tua espada na bainha; não beberei eu o cálice que o Pai me deu?

Ø      INTRODUÇÃO
                Esta é uma mensagem muito forte que certamente deixará muitas pessoas estarrecidas, A ESPADA DE PEDRO veio para curar a igreja dos últimos dias, pois quando parei para meditar nesta passagem tive uma grande surpresa. A bíblia é um livro fascinante, é bem verdade que é a palavra de Deus, e sendo assim ela é fascinante, mas muitas vezes lemos os textos e passamos rapidamente por eles e nem reparamos nas infinitas revelações contidas no texto e no contexto, pois uma das leis da hermenêutica é que “texto sem contexto é pretexto para heresias”.
                Muitas passagens contidas na bíblia têm uma infinidade de mensagens, pois entre um versículo e outro, pode ter anos que os separam, por exemplo, o sofrimento de Jó durou cerca de 20 anos, também a perseguição de Saul a Davi durou cerca de 10 anos, e por aí vai. Por isso quero nesta mensagem lhe expor uma pequena revelação diante de muitas que temos recebidas de homens como Pr. Silas Malafaia, Pr. Yossef Akiva, Pra. Joyce Méier e outros tantos dos quais eu não sou digno de desatar as sandálias de seus pés, mas quero também participar desse ministério.
                Todas as mensagens que posto na internet, primeiramente as prego na Igreja onde o Senhor me colocou e só depois as divulgo. Não sei por que faço isso, mas tem sido assim, é o que Deus tem me pedido, e eu sei que a obediência é um princípio para sermos abençoado, então eu ouço e obedeço.
                Esta mensagem irá nos mostrar algo que muitas vezes não vemos, e que só à luz da palavra de Deus podemos enxergar e assim nos libertarmos e proclamarmos a vitória em nome de Jesus. Por isso quero que você usufrua o máximo das humildes palavras que irá ler nesta mensagem, e se fores um pastor, por favor, divulgue-as nos púlpitos pos onde passares. E que o Eterno Deus nos abençoe.
Ø      A HISTÓRIA
                Certo dia estava Jesus a passear pelas margens do Lago de Genezaré, ou Lago de Tiberíades, ou o Mar da Galiléia, como queira. Mas é notório o desejo de Jesus em montar o seu time de discípulos. Então ele vê alguns pescadores, talvez lavando as redes ou limpando peixes. Jesus então se vira para um homem chamado Simão, que traduzido é “ouvinte”, e diz para ele o seguir, pois o faria pescadores de homens.
                Simão até então nunca ouviu alguém falar sobre um pescador de homens, e quem sabe, talvez a sua curiosidade o levou a seguir aquele estranho homem. Mas logo que Jesus começa a falar, suas palavras convencem o rústico pescador em querer ser um pescador de homens.
                O nome de nosso protagonista era Simão, e então Jesus olhando para ele passa a chamá-lo de Pedro, que traduzido é “pedra”. Então este tão abnegado homem vive ao lado de Jesus passando a experimentar as mais lindas experiências.
                Pedro era audacioso, intrépido, corajoso, impulsivo, e talvez consigamos achar mais alguns defeitos e qualidades que destacassem Pedro dos demais, mas isso só fez dele um grande homem, pois é bem verdade que Pedro ainda hoje é um exemplo de cristão. Deus não chama covardes, fracos, medrosos, tímidos, mas procura “Pedros”.
                Certa ocasião, em Mateus 8:23, Jesus sobe ao monte para orar, mas o barco com os Discípulos é levado para o meio do lago, e no meio da madrugada Jesus aparece andando por cima das águas, e do barco um entre os amedrontados, tem a coragem de disser ao que andava sobre as águas, “se és tu, mande que eu vá ter contigo”, sabe quem era? Pedro. E diante da afirmativa, Pedro anda sobre as águas, ainda que poucos passos mas andou.
                Outra entre tantas foi em Mateus 17:24, quando questionam se Jesus não pagava os impostos, e Jesus manda que Pedro vá pescar com uma vara e anzol e na boca do peixe teria dinheiro para pagar os impostos dos dois. Assim foi Pedro e voltou com o dinheiro, e tenho certeza que Jesus admirou sua fé.
                E o que disser da tempestade no meio do mar da Galiléia, onde creio eu que foi justamente Pedro quem foi chamar Jesus, para que não perecessem e teve a oportunidade de ver Jesus acalmar o mar e o vento.
                Também em muitas passagens vemos Pedro ser chamado por Jesus para participar de milagres espetaculares, como o da filha de Jairo; a subida no monte Tabor, que seria conhecido como o monte da transfiguração; a transformação da água em vinho; os cegos e paralíticos. Sim! Pedro foi um grande homem, ainda que com todos os seus defeitos, ele era um corajoso homem que se deixou ser mudado por Jesus durante os três anos do ministério do filho de Deus.
                Mas algo me chamou a atenção. Por que Pedro carregava uma espada? Por que, sendo ele um corajoso homem ele ainda confiava na espada? Por que Jesus durante o convívio com Pedro não tirou a espada dele? Por que a espada de Pedro não incomodava os outros discípulos? Essas foram algumas indagações que fiz ao Senhor, e como Ele gosta de dialogar com seus filhos, Ele me respondeu e a resposta de Jeová se tornou esta mensagem que espero edificar muitas vidas.

Ø      A ESPADA DE PEDRO
                O que é uma espada? Eu te digo, é uma arma que consta de uma lâmina comprida e pontuda, afiada dos dois lados.
                Era isso que Pedro carregava em sua cintura, uma arma. Desde o dia que Jesus encontrou a Pedro ele nunca deixou em casa sua espada, por onde ia, ele a carregava, e sabemos que como naqueles tempos a metalúrgica era precária, então devemos supor que a espada de Pedro não era um material leve e bem ajeitado, sem contarmos que ainda tinha a bainha de couro.
                Jesus com certeza se sentia incomodado com aquela arma sempre por perto, pois quer queira ou não, uma espada era um sinal de que uma pessoa estava preparada para o confronto, e uma arma intimida outra pessoa, só pela sua exposição.
                Os dias se passam, e três anos chegam ao final. Três anos Pedro carregou a espada. Jesus durante seus dias de vida na terra nunca viu Pedro sem sua espada, embora soubesse que Pedro era um grande homem, sempre a espada estava por perto, mas isso certamente não agradava a Jesus, até pelo contrário, o deixava muito triste, pois Jesus sempre pregou a vitória pelo poder da palavra de Deus.
                Jesus chega perto de seus discípulos e lhes diz que a hora final está chegando, Ele iria morrer na cruz. Mas naquele momento Pedro confiante em sua espada, creio que deu uma olhadinha do lado e lá estava à espada e então ele diz a Jesus, “Irei contigo até a morte”. Ele estava querendo dizer a Jesus que o defenderia com sua espada. Mas Jesus o repreende e ainda revela para ele, que Pedro o negaria.
                Mais algumas horas depois, Jesus chama seus discípulos para orarem no monte das oliveiras e embora eles peguem no sono, Jesus continua sozinho, e um barulho começa a ser ouvido, era Judas com os soldados para prenderem a Jesus. Então todos acordam e quando os soldados se aproximam Jesus tenta mais uma vez tirar a espada da cintura de Pedro. Jesus então pergunta aos soldados, “A quem buscais?”, a Jesus, eles respondem. E Jesus diz, “Eu sou!” então eles caem desmaiados, Jesus espera, não foge, talvez até os ajude, e novamente pergunta: “A quem buscais?” e eles novamente dizem, A Jesus o nazareno! E Jesus diz: “Eu já disse: Eu sou!!!!!”
                Naquele momento Pedro saca de sua espada e desferi um golpe na cabeça de Malco, um dos soldados, mas como o soldado tinha um conhecimento de batalha, ele se desvia e o golpe da espada pega em sua orelha, que cai no chão em meio ao sangue. Então Jesus olha para Pedro e o repreende, dizendo que não fugiria de sua responsabilidade e não confiaria em uma espada, e com certeza num tom ríspido o manda que Pedro guarde sua espada, e ainda faz um milagre diante espada de Pedro.
                Depois Jesus é levado e o restante da História você já conhece.

Ø      CONCLUSÃO
                Talvez as perguntas que fiz a Jeová sejam as mesmas que ecoam em sua mente e coração agora, mas eu nunca vi Jesus despedir alguém de mãos vazia, e não via ser agora que você irá embora sem a resposta.
                Por que Pedro carregava uma espada? Por que, sendo ele um corajoso homem, ainda confiava na espada? Por que Jesus durante o convívio com Pedro não tirou a espada dele? Por que a espada de Pedro não incomodava os outros discípulos?
                Agora veja.
                Muitos de nós aceitamos o evangelho, mas não deixamos o evangelho entrar em nós, e assim achamos que estamos agradando ao Senhor, e nos esquecemos que não é pelo que sabemos, pelo que somos ou pelo que temos, mas é pela unção da revelação, pois esta mensagem é uma constante em nossos dias de hoje.
                Pedro representa muitos de nós que antes de conhecermos a Jesus, tínhamos uma vida voltada para as coisas desse mundo, mas quando Jesus se aproxima nasce uma esperança de uma vida melhor e diferente, então deixamos os vícios, as manias e as idolatrias desse mundo e partimos para a busca de uma vida com Jesus. Então junto de Jesus ouvimos as mais belas palavras que comovem nossos corações, mas não deixamos descer ao coração, pois ainda carregamos uma espada na cintura.
                Jesus poderia perfeitamente ter ordenado a Pedro que abandonasse a espada e andasse na confiança da palavra que Ele pregava. Realmente somos como Pedro, e fazemos milagres em nome de Jesus, mas com a espada na cintura. Hoje muitos cristãos realizam maravilhas no nome de Jesus e acham que estão abafando, mas são verdadeiros idiotas. Deixa eu lhes dizer uma coisa, uma espada não dá para levar o bolso, ou dentro da carteira, ela só pode ser conduzida a vista de todos. Achamos que ninguém está vendo nossas espadas, mas todos vêem.
                Jesus não queria que Pedro tirasse a espada só da cintura se ela não saísse de seu coração. A verdadeira espada estava no coração de Pedro.
                Qual é a espada que temos carregado em nossos ministérios. Seriam a alto-confiança, os vícios, os pecados ocultos, os diplomas de faculdades? O que seria as espadadas em nossos dias?
                Deixa eu te dizer uma coisa. Quem escreve o Evangelho de Marcos, é um homem chamado João Marcos, que foi um homem discipulado por Pedro. Então João Marcos, escreveu o que seu Mestre o apóstolo Pedro lhe citou, pois o próprio João Marcos não andou com Jesus. Então vemos somente no Evangelho de Marcos uma citação muitíssima importante. No capítulo 16, vemos as mulheres se dirigirem pela manhã bem cedo para o túmulo de Jesus com aromas para ungi-lo, mas preocupadas com a pedra que estava na porta do túmulo. Mas chegando viram a pedra removida e um anjo assentado a direita. Mas o anjo lhes fala que aquele a quem elas buscavam já havia ressuscitado. Mostra a elas o local vazio e lhes dá uma ordem. Ordem essa que somente Pedro enfatizou.
07. Mas ide, dizei a seus discípulos, “e a Pedro”, que ele vai adiante de vós para a Galiléia; ali o vereis como ele vos disse.
                Pedro precisava ser curado agora da espada que estava em seu coração, pois a vergonha de ter cortado a orelha de Malco e ser repreendido em público, o fez deixar a espada da cintura, mas Jesus não faz nada incompleto, e dias depois João descreve esse encontro à beira do Lago de Genezaré.
                Ali Jesus pergunta por três vezes a Pedro. Pedro, tu me amas? E três vezes Pedro responde que sim. E por três vezes Jesus conclui dizendo, “Então apascenta as minhas ovelhas!”. Mas porque três vezes, e não c inço ou sete. É que na terceira vez Pedro começa a chorar, então Jesus viu que realmente ele havia se despido da espada que estava em seu coração.
                Tenha um encontro com Jesus, e Ele tirará a espada de seu coração. Algo interessante é que a primeira vez que Jesus encontra com Pedro e sua espada, Pedro estava à beira do Mar da Galiléia, e na última vez o cenário era o mesmo. Sabe de uma coisa? Jesus te leva a suas raízes para tirar sua espada enferrujada de dentro de sue coração.

Pr. Alexandre Augusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário