Estudos Bíblicos

A intimidade com Deus


Desde o início, a Igreja foi perseguida. São Justino foi um grande filósofo e um grande estudioso da Filosofia e da Palavra de Deus. E só encontrou uma verdade: Jesus Cristo! E se tornou mártir, porque quis mostrar ao mundo que Jesus Cristo é o Senhor. Olhando para todas as perseguições pelas quais ele passou, percebemos que não há diferenças entre a época em que ele viveu com a de agora, pois também vivemos num tempo de perseguição. Basta entrar nos cinemas para ver que muitos filmes têm como objetivo principal acabar com nossa fé.

As coisas não mudaram, a cada momento enfrentamos a ira daqueles que não querem ver o Evangelho sendo anunciado. Isso nos ajuda a não nos esquecermos de que o servo não é maior que o Seu Senhor. E se Jesus, que é o Nosso Senhor, morreu, quem dirá nós.

Hoje, somos convidados para assumir uma postura diferente diante da sociedade. Quantos amigos perdemos para o mundo por terem se deixado levar por diversas ideologias? O cristão é aquele guerreiro que nada contra correnteza.

O homem tem a ânsia de ser feliz, e quer, sinceramente, preencher o vazio que há em seu coração. Mas muitos homens de hoje estão se alimentando do lixo da idolatria, que foi tão combatida por São Justino. Não podemos alimentar a nossa fé e a nossa caminhada com o "lixo" do mundo. Não podemos nos esquecer de que a verdade é Jesus. Quando nos encontramos com esta verdade, o "mundo" vem cheio de ira para cima de nós.

Olhando para o livro dos Atos dos Apóstolos, encontramos as características dos primeiros cristãos: a alegria, a fração da Eucaristia, o amor fraterno, a partilha dos bens... Hoje é lamentável ver que estamos perdendo essas características.

Muitos cristãos têm andado cabisbaixos por aí, esquecendo-se de buscar o Senhor de todo o coração. A idolatria está tomando conta de nossas casas, muitos têm trocado o crucifixo e as imagens de santos por objetos de superstição.
Vivemos no caos, porque nos esquecemos de nossa essência. Quando perdemos a dimensão de que fomos escolhidos e acolhidos por Deus, não conseguimos enxergar a felicidade e a salvação.

Os mártires não olharam para a perseguição nem para o martírio. Eles não retrocederam no seu testemunho em Jesus por medo de serem julgados pelos homens. Muitas vezes, somos levados a olhar somente para os nossos problemas, para as nossas fraquezas e não conseguimos olhar para Cristo.

O cristão não pode se perder em meio às suas dores, pois ele é em Cristo mais que vencedor! Somos chamados por Deus para, neste tempo, dizer corajosamente que somos de Cristo!
Paulo

UMA BRECHA NA CIDADE


(Jeremias 39.2)
No ano undécimo de Zedequias, no quarto mês, aos nove do mês, fez-se uma brecha na cidade.
Preâmbulo: As cidades antigas com seus muros únicos envolta delas tinham a função de proteger os seus moradores, mas no dia que conseguiam abrir uma brecha na cidade esta ficava a mercê de qualquer dificuldade. A cidade de Jerusalém resistiu por um ano e meio o sitio do inimigo, até que um dia o inimigo conseguiu fazer uma brecha e com isso superou todo o sistema de bloqueio. Já diziam os antigos: Por onde se passa um boi passa uma boiada; por onde se passa um pingo d água se passa um oceano.
I - UMA CIDADE À MERCÊ
1. A mercê de 18 meses de sitio: O texto bíblico nos informa o período que durou o sitio 18 meses, ou seja, um ano e meio: (Jr 39.1) No ano nono de Zedequias, rei de Judá, no décimo mês, veio Nabucodonosor, rei de babilônia, e todo o seu exército, contra Jerusalém, e a cercaram.
2. A mercê da escassez: Uma cidade sitiada o primeiro que se interrompe é a entrada e a saída. A comercialização era feito nas portas, mas se a cidade esta cercada, com certeza a escassez chega, aumenta e aperta.
3. A mercê do perigo: A invasão era militar, os soldados estavam vigiando constantemente o movimento da cidade. Havia perigo ao redor da cidade completo.
4. A mercê do incomodo: A incomodidade de estar negociando uma saída da cidade e comprando as mercadorias superfaturadas colocadas pelo próprio inimigo nas portas.
5. Como conseguiram fazer uma brecha? Os guardiões do muro de Israel no mínimo cometeram alguma negligencia. O inimigo deve ter percebido uma pequena rachadura e com a ajuda de alguma cunha eles conseguiram abrir.
II - OS PRINCIPES DAS BRECHAS
1. Os nomes dos príncipes invasores: (39.3) Nergal-Sarezer, Sangar-Nebo, Sarsequim, Rabe-Saris, Nergal-Sarezer, Rabe-Mague.
2. O numero dos príncipes invasores: Seis príncipes, este é o numero do homem.
3. O lugar onde se assentaram os príncipes invasores: Na Porta do Meio, para impedir toda a movimentação, eles gostam de traçar as ruas. Se tiver brecha na cidade entrará nela todo tipo de demônios e se assentará na porta do meio,
4. O príncipe por nome Nergal: Nergal é o deus da guerra, da doença e da morte em Babilônia. Este nome se repete Nergal-Sarezer 1 e 2 para confundir, se um é vencido ainda vira o segundo. Esse é o espírito da ameaça.
5. O príncipe por nome Rabe-Mague: era o chefe dos adivinhos ele assassinou Evil-Merodaque filho de Nabucodonosor e lê tomou a coroa. Esse é o espírito roubador. Ele quer roubar a tua coroa. (Ap 3.11)
6. O príncipe por nome Rabe-Saris: Principal eunuco representa o mundo do homossexualismo que quer invadir a cidade pela brecha. Esse representa o espírito das orgias.
7. O príncipe por nome Sarezer: em hebraico significa ‘Protege o Rei' era filho do rei invasor Senaqueribe, por isso era príncipe, mas junto com o seu irmão Adrameleque assassinaram o seu pai enquanto ele adorava o seu deus. Esse representa o espírito da traição. (2 Rs 19.37) Sucedeu que, estando ele a adorar na casa de Nisroque, seu deus, Adrameleque e Sarezer, seus filhos, o feriram à espada; e fugiram para a terra de Ararate; e Esar-Hadom, seu filho, reinou em seu lugar.
III - CONSEQUENCIAS DE UMA CIDADE COM BRECHA
1. Fugiu o rei de Zedequias: (39.4) E sucedeu que, vendo-os Zedequias, rei de Judá, e todos os homens de guerra, fugiram, saindo de noite da cidade, pelo caminho do jardim do rei, pela porta que está entre os dois muros; e seguiram pelo caminho da campina. Os demônios querem ver você fugindo.
2. Prisão e sentencia do rei Zedequias: (39.5) Mas o exército dos caldeus os perseguiu, e alcançou a Zedequias nas campinas de Jericó; e eles o prenderam, e fizeram-no subir a Nabucodonosor, rei de babilônia, a Ribla, na terra de Hamate, e o rei o sentenciou. Os demônios querem ver você aprisionados.
3. O assassinato dos filhos de Zedequias: (39.6) E o rei de babilônia matou em Ribla os filhos de Zedequias, diante dos seus olhos; também matou o rei de babilônia a todos os nobres de Judá. Os demônios querem matar os teu filhos.
4. Furaram os olhos de Zedequias e levaram preso: (39.7) E cegou os olhos de Zedequias, e o atou com duas cadeias de bronze, para levá-lo a babilônia. Os demônios querem furar os teus olhos, te deixar cego.
5. Casa incendiada e muros derribados: (39.8) E os caldeus incendiaram a casa do rei e as casas do povo, e derrubaram os muros de Jerusalém. Os demônios querem destruir a tua proteção e segurança, casa e muros.
IV - SOMOS CHAMADOS A SER REPARADORES DE BRECHAS
1. O reparador de brechas: (Is 58.12) E os que de ti procederem edificarão as ruínas antigas; e tu levantarás os fundamentos de muitas gerações; e serás chamado reparador da brecha, e restaurador de veredas para morar.
2. O homem é uma cidade murada: (Pr 25. 28) Como a cidade derribada, que não tem muros, assim é o homem que não pode conter o seu espírito.
3. Satanás o procurador de brechas: O inimigo nunca desiste de ficar rondando buscando uma brecha (1 Pe 5.8) Sede sóbrios, vigiai. O vosso adversário, o Diabo, anda em derredor, rugindo como leão, e procurando a quem possa tragar.
4. Deus o guardiã da cidade: (Sl 127.1) Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela.
5. O ser humano responsável da vigilância: (Na 2.1) O destruidor sobe contra ti, ó Nínive! Guarda a fortaleza, vigia o caminho, fortalece os lombos, reúne todas as tuas forças.
6. Quer conhecer uma cidade sem muros: (Sl 80.12, 13) Por que lhe derribaste as cercas, de sorte que a vindimam todos os que passam pelo caminho? O javali da selva a devasta, e nela se repastam os animais que pululam no campo.
7. As maiores brechas que eu conheço: Mentira, pecado não confessado, falta de perdão, soberba, pornografia.

Por: Teófilo Karkle
Assembleia de Deus - Lages - SC
pastor.karkle@hotmail.com
Teófilo Karkle

 A Aliança do Casamento
                                           
O que é Casamento?
Algumas idéias:
? Um bom casamento seria entre um homem surdo e uma mulher cega.
? Um arqueólogo faz o melhor marido. Quanto mais velha a esposa fica, mais interessado nela ele está.
? Casamento é como moscas na tela da janela da cozinha. As que estão dentro querem escapar, e as que estão fora querem entrar.
? É bom enquanto dura...
Casamento é um relacionamento pactual entre dois cônjuges e Deus.
Gênesis 2:24 Por isso deixa o homem pai e mãe, e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne.
Note 3 elementos da “aliança” matrimonial:
Exclusividade (um compromisso que exclui terceiros)
Fidelidade (“se une” = "grudar, colar-se, permanecer com ou perto de, juntar"
Intimidade (lit. “e serão uma carne”) É importante ressaltar que a aliança tem duas dimensões:
Com Deus (Pv 2:17 ?a aliança de teu Deus")
- “a qual deixa O AMIGO da sua mocidade e se esquece da aliança do seu Deus”.
- Amizade (companheirismo, intimidade)
Com o cônjuge (Ml 2:14 O SENHOR foi testemunha da aliança entre ti e a mulher da tua mocidade)
Ml 2:14 “O SENHOR foi testemunha da aliança entre ti e a mulher da tua mocidade, com a qual tu foste desleal, sendo ela a tua COMPANHEIRA e a mulher da tua aliança”.
Deus é a figura central nessa aliança.
Essa aliança ilustra o relacionamento fiel e contínuo entre Deus e os Seus.
O propósito do casamento é refletir a imagem de Deus, que inclui a idéia de aliança indissolúvel e eterna entre Pai, Filho e Espírito Santo (Gn 1.27,28) Implicação: Não é o ato sexual que define o casamento aos olhos de Deus, mas o compromisso de exclusividade, fidelidade e intimidade assumido diante dEle e entre o casal. II. Ilustrando o Conceito de Aliança
A. Deus e Israel
a. Uma aliança restauradora (Ez 16)
b. Uma aliança resistente (Is 50; Os 2)
c. Uma aliança renovada (Jr 31)
B. Cristo e a Igreja
a. Uma aliança de alto preço (Lc 22.20)
b. Uma aliança duradoura (Hb 13.20)
III. Implicações da Aliança:
A. A aliança envolve uma figuração de duração ilimitada (Ef 5.22-33).
a. A obediência da Igreja a Cristo independe das circunstâncias pelas quais Ele permite que ela passe. De igual modo a esposa . . . b. O amor sacrificial de Cristo não é retirado da Igreja quando esta deixa de atender às Suas expectativas. De igual modo o marido . . . B. A qualidade do relacionamento espiritual de um marido com Deus é diretamente proporcional à qualidade de seu relacionamento conjugal. a. Ml 2.12 – Falta de uma linhagem que honre o nome do pai. b. Ml 2.13 – Alienação progressiva de Deus c. 1 Pe 3.7 – Perda de comunicação significativa com Deus. C. Honrar a aliança significa manter pureza moral no contexto do casamento. a. 1 Tm 3.2 – Singularidade - marido de uma só mulher - cultiva uma vida pura b. Cl 3.5 – Abandono dos vícios - Abandonar relacionamentos que estimulem impureza de qualquer tipo - Abandonar pornografia sob qualquer forma c. Hb 13.4 – Leito sem mácula D. Honrar a aliança significa agir deliberada e continuamente em busca do melhor para o cônjuge. a. Ef 5.21 dá o tom básico das exortações de Paulo para os casados. i. A esposa se sujeita obedecendo, encorajando, auxiliando e buscando a honra do marido. ii. O marido se sujeita servindo, nutrindo, aperfeiçoando a esposa e se sacrificando em favor dela. b. Honrar a aliança significa lidar de maneira altruísta com a relação física. i. 1 Co 7.3 – A primeira ordem é que o marido satisfaça sua esposa; o complemento dessa ordem é que a esposa faça o mesmo. ii. 1 Co 7.4 – Cada cônjuge entende seu corpo como uma dádiva de Deus ao cônjuge. iii. 1 Co 7.5 – Mesmo atividades espirituais não devem diminuir a importância dessa mútua gratificação. iv. 1 Co 7.32-35 – Deus aprova e ordena que a preocupação de cada cônjuge seja agradar ao outro. E. Honrar a aliança significa olhar para o casamento com os olhos de Jesus. a. Ele superou em muito o padrão de sua época com respeito à permanência da aliança. - Shammai - Hillel b. Ele levou a visão do casamento de volta ao Éden (Mt 19.4-12) i. Quebra da aliança é prova de dureza de coração ii. O padrão dos discípulos exige intervenção sobrenatural. F. Honrar a Aliança é buscar o melhor do cônjuge mesmo que isso nos custe a sujeição. G. Honrar a Aliança é ser altruísta e generoso no relacionamento físico H. Honrar a Aliança é assumir a postura de Jesus em relação à permanência da aliança do casamento. Aplicação: Devemos proteger a aliança conjugal a qualquer custo, inclusive contra terceiros (sogra, filhos, TV, Internet, futebol, amigas, carreira, igreja).
Crédito para: http://www.conhecimentobiblico.com.br