quinta-feira, 13 de outubro de 2011

LIÇÕES QUE APRENDEMOS COM AS PORTAS DE JERUSALÉM

As Doze Portas
Neemias começa sua obra de restauração, pelas portas. Como já vimos, elas falam da vontade, da decisão. Está, pois, explicada a prioridade. Toda a reconstrução vai exigir uma tomada de posição e uma determinação, pois haverá obstáculos. São doze as portas.
Olhemos para cada uma delas, aplicando-as à nossa situação. Enquanto fazemos isso, deixemos que o próprio ESPÍRITO de DEUS devasse nossa alma e indique tudo quanto precisa de reparo.
1. Porta das Ovelhas (Ne. 3:1) Encontro Com o Cordeiro de DEUS
Essa era a porta por onde passavam as ovelhas destinadas ao sacrifício da Páscoa. Ela nos lembra «O Cordeiro de DEUS, que tira o pecado do mundo» (Jo. 1:29). Aponta para Aquele que está à direita do Pai e é o único digno de abrir o livro de nossa plena redenção e quebrar os seus selos, forçando, assim, Satanás a recuar e respeitar nossos direitos de redenção, porque foi morto e com o Seu sangue nos comprou para DEUS e para Ele nos constituiu Reino e sacerdotes, destinados a reinar para sempre (Ap. 5:9,10). A primeira porta a ser restaurada é a das ovelhas. Por ela recebemos o Senhor JESUS, o Cordeiro de DEUS que tomou nosso lugar na cruz do Calvário, como nosso Senhor, Salvador e Rei. Essa porta em nossa vida deve estar escancarada para JESUS. É uma decisão da vontade, permitir que Ele entre em nossa vida e efetue dentro de nós Sua obra salvadora e libertadora, pelo poder do Seu precioso sangue remidor derramado em nosso lugar. A Porta das Ovelhas, portanto, é o lugar da rendição a CRISTO e da experiência de conversão, quando somos lavados pelo Seu sangue e regenerados em nosso espírito.
O Cordeiro de DEUS já passou por essa porta da sua alma? Isso envolve mais do que receber a JESUS como seu Salvador, tendo-O residindo em seu coração, na pessoa do ESPÍRITO SANTO. Falar de JESUS em sua alma, inclui um relacionamento que afeta, não só seu espírito, mas toda a sua personalidade. Implica em que Ele encherá seus pensamentos, dominará seus sentimentos e motivará suas decisões. Você verá seu próprio corpo como o transporte da vida de DEUS aqui na Terra, o que será um apelo a viver em santidade e dignidade. É uma idertiticação constante com Ele, «fitando os olhos em JESUS, autor e consumador da nossa fé» (Hb 12-2b).
Quando convivemos muito com uma pessoa, devotando-lhe nosso afeto terminou nos assemelhando a ela. Se devotarmos tempo estudando sobre JESUS, pensando nEle, conversando com Ele, amando-O, ouvindo-O, aprendendo Seus ensinos e obedecendo-os, iremos nos tornando cada vez mais parecidos com Ele. E não é este, porventura, o propósito do Pai? A operação do ESPÍRITO SANTO em nós não visa isso mesmo?
«Pois aqueles a quem dantes conheceu - de quem está consciente e de antemão amou - também destinou desde o princípio (predestinou-os) para serem moldados na imagem do Seu Filho [(compartilhar interiormente da Sua semelhança), para que Ele seja o primogênito entre muitos irmãos» (Rm. 8:29 - Amp.).
E todos nós, com rosto descoberto, [(porque nós) continuamos a contemplar [na Palavra de Deu.\} como em um espelho a glória do Senhor, estamos constantemente sendo transfigurado em Sua própria e verdadeira imagem, num sempre crescente esplendor e de um degrau de glória a outro; [por isso vem) do Senhor {Que é) o ESPÍRITO» (2 Co 3.18 - Amp.).
2. A Porta dos Peixes (Ne. 3:3) Lugar de CresCiroento e Reprodução
Na raiz lia palavra <<peixe», na língua hebraica, encontramos o sentido de «crescimento», <<reprodução», «mover-se rapidamente». Isso nos lembra o chamado ao crescimento numérico, à reprodução de nossas vidas em novos filhos, novos peixes, novas ovelhas, em novos crentes. A porta dos. peixes é aquela por onde deixaremos entrar os novos filhos de DEUS. Exige uma decisão de não vivermos só para nós, mas irmos à busca dos que também precisam encontrar JESUS. Estamos interessados na reprodução e no crescimento, pelo que nos disporemos a receber em nossa alma aqueles que vão chegando a JESUS, pois precisam de cuidado, de nutrição e assistência. Quando nos abrimos para receber cada nova pessoa, do jeito que ela vem, com muitos problemas na alma, tantas carecendo de libertação, pois trazem marcas profundas do mundo de onde acabaram de sair, nossa alma será abastecida e enriquecida. O amor de CRISTO vai nos iluminar e seremos capazes de assistir a um número cada vez maior. A compaixão de JESUS se manifestará através do nosso próprio coração e o contacto com essas tenras ovelhinhas do Senhor será usado na nossa própria edificação. A semelhança do Mestre em nosso caráter conhecerá um crescimento constante, pois seremos transformados em canais do Seu amor e graça.
Lembre-se de que DEUS usa as pessoas como canais de bênção e edificação em nossa vida. Até aquelas que parecem menos amáveis e ranzinzas, aqueles temperamentos difíceis, DEUS usará para forjar em nós as virtudes do caráter de JESUS. É assim que o fruto do ESPÍRITO tem uma chance de amadurecer em nossa vida. O amor, a tolerância, a paciência, o perdão, a misericórdia, tudo isso e muito mais se desenvolve no trato com as pessoas, especialmente os novos crentes, tão necessitados de assistência para poderem firmar seus passos na fé. E que oportunidade maravilhosa de crescermos quando a Porta dos Peixes está aberta em nossa alma! Cada novo crente que entrar por ela, será abençoado, mas também deixará conosco uma bênção.
Soa aos nossos ouvidos a Palavra do Senhor: «Vinde após mim, e Eu farei que vos torneis pescadores de homens» (Me. 1:17). E será pela Porta dos Peixes que eles serão por nós alcançados.
3. A Porta Velha (Ne.3:6) - Libertação do Passado
Essa porta fala das coisas velhas existentes em nossa alma, e que devem ser removidas. Ilustra um passado que deixa marcas no caráter; memórias feri nas que teimam em permanecer machucando; padrões de pensamento e hábitos alheios aos princípios do Reino de DEUS, enfim, tudo quanto é herança contrária à nova vida em CRISTO.
Paulo declara taxativamente: «Se alguém está em CRISTO, nova criatura é,' as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo» (2Co. 5:17). Em outras palavras, é uma nova criação e o passado não tem mais autoridade legal sobre ele. Essa é uma realidade da nossa posição em CRISTO. Acontece que em nossa alma permanecem velhos pensamentos, velhos padrões, velhas maneiras de viver, de encarar as coisas, hábitos, muito do que faz parte da velha natureza adâmica. Tudo isso deve ser removido pela porta velha, pois nossa vida em CRISTO é uma completa novidade de vida.
Paulo fala disso quando diz que fomos instruídos em CRISTO a nos despojar do velho homem, «quanto ao procedimento anterior, que se corrompe pelas concupiscências do engano; a vos renovar no espírito da vossa mente; e a vos revestir do novo homem, que segundo DEUS foi criado em verdadeira justiça e santidade» (Ef 4.21-24). Nos versículos a seguir, ele fala sobre o modo de agir do velho homem: a mentira, a ira, o furto, as palavras impensadas, a amargura, cólera, ira, gritaria, blasfêmia, malícia, dizendo que tudo isso e coisas semelhantes não devem ter mais lugar em nossa vida. Ele declara, que assim procedendo estaríamos dando lugar ao Diabo e entristecendo o ESPÍRITO SANTO, no qual fomos selados para o dia da redenção (Ef 4.30).
Convém aqui salientar que a libertação dessas velharias mencionadas, depende de uma firme determinação da vontade de as rejeitar. Paulo apela-nos a uma tomada de posição. Por que viver no passado, se temos uma nova vida? Por que ter os pés embaraçados por velhas ataduras, quando somos chamados a gozar a liberdade da nova criação em CRISTO? O desafio hoje é escancarar a Porta Velha, deixando por ela sair o passado, e depois fechá-Ia para os hábitos e prisões antigas que tentem voltar à alma. Em CRISTO, não temos passado. Essa é uma verdade legal. Agora vamos trazê-Ia à nossa experiência, e viver em completa novidade de vida.
4. A Porta Do Vale (Ne. 3:13) - O Milagre Da Salvação
Havia nos arredores de Jerusalém um vale que um dia fora do, o Vale de Hinon, mas como ali os filhos de Israel passaram a sacrificar ao deus Moloque, foi amaldiçoado e Jeremias profetizou que ele seria chamado "Vale da Matança" (Jr. 32:35; 7:30; 8:3). Isaías o apresenta como um lugar escatológico de punição, onde «o seu verme nunca morrerá, nem o seu fogo se apagará» (Is 66.22-24). Ele passou a ser chamado Geena, identificado com O fogo, morte e tormento. JESUS faz referência a ele, como uma figura do inferno, «onde o seu verme não morre, e o fogo não se apaga» (Me. 9:43-48).
No vale era colocado todo o lixo da cidade, que seria queimado. Havia sempre os vermes dos cadáveres e o fogo ardia constantemente. A Porta do Vale, pois, representa para nós a porta da libertação do inferno, o lugar do maior de todos os milagres: a nossa salvação. a grande milagre pelo qual DEUS nos tirou do inferno e das chamas eternas e sua destruição. Essa é a porta em nossa vida que se abre para os livramentos e milagres de DEUS.
a fogo do vale pode também advertir-nos contra todo fogo estranho. A porta deve estar fechada para o diabo, que tentará introduzir na cidade, isto é, na alma, a destruição do vale. a fogo de DEUS é algo extraordinário: queima, mas não destrói, como aconteceu na sarça, no Sinai. Mas o fogo de Satanás traz dor, sofrimento e desolação. Não deve haver lugar para fogo estranho dentro da nossa alma. a único fogo que deve arder em nós, é o do ESPÍRITO SANTO.
Depois do milagre da nossa libertação do inferno, fomos colocados em uma posição de canais de DEUS para arrancar outros que lá permanecem. Lembre-se de que estamos falando do lugar de decisão, as portas. Em cada uma delas, a decisão de quando abrir e quando fechar cada porta, a quem abrir e a quem fechar, é sua. Na porta do vale, DEUS nos encontrou e nos libertou, pois a abrimos para Ele entrar. Agora ela permanecerá fechada a todo fogo inimigo. Por ela, no entanto, passaremos para encontrar aqueles que estão dominados pelo inferno. O gozo presente dos milagres de DEUS em nós, não deve insensibilizar o nosso coração aos sofrimentos dos que perecem. Jamais nos devemos esquecer de que os horrores do inferno são reais e que o destino das vidas que para lá caminham depende de nós, pois transportamos a vida de DEUS e é a partir do nosso coração, usando nossos lábios, pés e mãos, que DEUS alcançará outros com Seu milagre libertador.
5. A Porta Do Monturo (Ne. 3:14) Remoção Do Lixo
Essa é a porta pela qual o lixo da alma deve ser removido. Ela deve estar aberta ao ESPÍRITO SANTO para que todo o lixo acumulado seja jogado fora, e nenhum outro volte a entrar. Será que um crente em CRISTO pode Il'r lixo? Todos nós chegamos a JESUS cheios Dele. Nosso espírito foi unido pelo ESPÍRITO de DEUS, mas nossa alma está em processo de restauração. Isso quer dizer que ainda estamos diante do desafio da decisão de coisas que se acostumaram a conviver conosco e que nada têm a ver com a vida de DEUS. Tudo quanto não se enquadra dentro do fruto do ESPÍRITO, é lixo e deverá ser rejeitado. Todas as obras da carne são imundas e devem ser erradicadas da própria personalidade, dando lugar ao fruto do ESPÍRITO.
Quando viemos a CRISTO, fizemo-Io com uma alma cheia de defeitos. Nossa conversão não repara automaticamente as brechas da nossa personalidade. Quando olhamos uns para os outros logo descobrimos que há muito a ser tratado. Um é explosivo, outro é fechado; um se fere com muita facilidade, outro é tendente à depressão; um manifesta egoísmo e um outro é orgulhoso. Tudo isso é lixo, resquícios dos padrões e valores do mundo. Muitas vezes só o ESPÍRITO SANTO pode penetrar os porões da nossa alma e descobrir as sujeiras escondidas, tão incorporadas a certas áreas, que até parecem naturais.
No meio de um mundo corrompido, como aquele em que vivemos, facilmente, a poeira e o lixo que nos cercam vão sorrateiramente penetrando em nossa alma. Como isso acontece? Através dos nossos sentidos, especialmente a visão e a audição. Os meios de comunicação têm sido um dos tremendos canais do Diabo para invadir nossa alma com seu lixo imundo, através da enxurrada de imagens e palavras sensuais, obscenas, violentas e carregadas de veneno mortífero. Essas coisas terminam se manifestando em atitudes, reações, palavras, pensamentos, trajes e padrões de vida, de modo muito sutil. As bancas de jornal, com suas revistas pornográficas expostas, as cenas em praça pública de todo tipo de imoralidade, também, fazem parte do lixo que nos cerca e, muitas vezes, são como poeira que se apega aos nossos pés.
O contacto com um mundo sujo, cheio de tanta impureza, numa época em que os poderes do inferno estão soltos e têm suas garras violentas sobre tantos, tenta também nos manchar. Requer uma decisão da vontade, rejeitar toda essa contaminação que vem do lado de fora, e que ainda está presente, impedindo a entrada de novo lixo.
Apesar de vivermos num mundo com tanto apelo à carne, aos sentidos e ao pecado, é possível manter a imundície do lado de fora, conservando a Porta do Lixo fechada. Como? Expondo-nos ao ESPÍRITO SANTO e à Palavra de DEUS. Ele nos dará uma crescente sensibilidade, e saberemos discernir entre o santo e o profano, o limpo e o imundo, submetendo-nos à purificação que Ele quer efetuar em nós, e vivendo à altura dos padrões requeridos ao filho de DEUS.
6. A Porta da Fonte (Ne. 3:15) - O ESPÍRITO SANTO
Fonte fala de águas que correm. Um dos símbolos do ESPÍRITO SANTO na Bíblia, é a água. Esta é a porta do ESPÍRITO SANTO. Toda nossa vida cristã depende dEle. É Ele quem nos gera em CRISTO, efetuando a obra de regeneração. Ele nos foi dado como o «outro Ajudador» ou «Consolado r». JESUS declara: «E Eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro Confortador (Conselheiro, Ajudado r, Intercessor, Advogado, Fortalecedor, Auxiliador) para que fique convosco para sempre» (Jo. /4:16 - V. Amp.). Mas para que Ele opere em nós tudo quanto Lhe compete, precisa do nosso consentimento, mediante uma decisão de entrega e submissão. Se Lhe abrirmos a Porta da Fonte, então poderemos gozar de toda a Sua plenitude.
Outra tremenda experiência da qual a Porta da Fonte nos fala, é o batismo no ESPÍRITO SANTO, descrito em João 7, como os «rios de água viva», fluindo do interior. Ele nos permite ter uma nova liberdade espiritual e compreensão da Palavra. Através dele, entramos em uma nova dimensão de poder, que nos equipa na luta contra o inimigo. O batismo no ESPÍRITO leva-nos a experimentar uma nova ousadia no testemunho, na oração e nas diversas áreas da vida cristã. E como isso traz fogo, entusiasmo, vigor espiritual, dinamismo, poder e vibração para a nossa alma! Há muitos cuja porta está trancada para Ele. Mas os que a abrem, provarão a ousadia e poder para enfrentar e expulsar o inimigo e suas obras do seu território.
O ESPÍRITO SANTO é uma Pessoa. Se a Porta das Ovelhas deve estar sempre aberta para JESUS, a fim de crescermos no conheCiroento do Filho dI' DEUS e em Sua comunhão, a Porta da Fonte é um desafio constante para um crescimento na comunhão do ESPÍRITO SANTO. Nunca temos tudo dl' uma pessoa, mas podemos ter muitas experiências com ela. Assim acontecerá em nosso relacionamento com o doce Consolador.
Na Porta da Fonte, o ESPÍRITO SANTO nos gerou em CRISTO, batizando-os em Seu corpo, tornando-nos filhos de DEUS. Ali JESUS nos batizou no mesmo ESPÍRITO, equipando-nos para serví-LO, como implantadores do
Seu Reino aqui na Terra. Mas ali, também, poderemos ter uma experiência diária com Ele, recebendo da Sua plenitude, direção para cada novo empreendimento, poder para cada tarefa e assistência em toda a vida Cristã.
Uma das tremendas assistências é na vida de oração. Paulo declara a respeito: «Do mesmo modo também o ESPÍRITO nos ajuda na fraqueza; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o ESPÍRITO mesmo intercede por nós com gemidos inexprimíveis. “E Aquele que esquadrinha os corações sabe qual é a intenção do ESPÍRITO: que Ele, segundo a vontade de DEUS, intercede pelos santos» (Rm 8:26,27). A figura aqui é de alguém que segura a ponta do outro lado, enquanto nós mesmos estamos na outra extremidade. Por exemplo: eu não sei o que está no coração de DEUS, mas começo a orar; o ESPÍRITO que tudo sabe, vem em meu socorro e segura a oração do outro lado. Saio para testemunhar de CRISTO. Tenho uma voz, mas o poder é do ESPÍRITO. Eu abro a boca com a Palavra e Ele me assiste com o poder. Assim ocorrerá em tudo. DEUS colocou em nossa alma uma porta que dá acesso ao ESPÍRITO SANTO, através de Quem todos os recursos da Sua graça estão à nossa disposição. Eis, portanto, o desafio: escancarar a porta a esse maravilhoso Guia, Conselheiro, Mestre, Advogado e Protetor!
7. A porta do Cárcere (Ne 3:25) Livres de Prisões (ou pátio do cárcere)
Aqui se fala dó átrio, ou pátio do cárcere ou prisão. Este é o lugar onde as nossas prisões devem ser quebradas. Há muitas prisões em nossa vida que devem ser relaxadas. Prisão de medo, depressão, falta de perdão, amargura e tantas outras. Para muitos a comida, um pedaço de bolo, uma coca-cola, uma xícara de café, o sexo, a posição e coisas semelhantes, são uma prisão. Tudo quanto tem poder de fascínio ou domínio sobre nós é uma prisão. A tudo que dizemos «não consigo» deixar isso, ou não fazer isso, ou viver sem isso, servimos como escravos. Nosso Ajudador quer quebrar o jugo dessas prisões. Para tanto precisamos dar-Lhe acesso ao pátio do cárcere e rejeitar todas as cadeias.
Toda e qualquer forma de prisão enfraquece a alma, a personalidade. Nossa personalidade deve ser tão equilibrada que nada, nem ninguém consigam pôr sobre nós seu jugo. Já possuímos o jugo de JESUS, que é suave e leve. Paulo exorta: «Para a liberdade CRISTO nos libertou, permanecei, pois, firmes e não vos dobreis novamente a um jugo de escravidão» (GI. 5: J).
As prisões da alma se manifestam na incapacidade de dominar os apetites da carne, nas carências afetivas, insegurança, acomodação, pensamentos descontrolados, dificuldade em tomar decisões, letargia, etc. Há mil e uma formas de prisões, mas todas têm uma só origem: Satanás. Para todas elas há um só remédio: JESUS, cujo poder libertador é ministrado pelo ESPÍRITO SANTO. E que glória ter as prisões despedaçadas! Quaisquer que sejam as cadeias que têm assolado sua alma, clame como Davi: «Tira a minha alma da prisão e louvarei o Teu Nome)) (SI. 142: 7).
A única prisão a ser admitida em nossa alma é a de JESUS. Presos a JESUS, para sempre. Paulo diz que o Seu amor nos constrange, isto é, nos atrai, prende e nos seduz. Essa prisão, sim, é gozo, vida, liberdade e paz. Presos a JESUS, por causa do Seu amor e graça, encontraremos a plenitude da vida e o poder de rejeitar toda e qualquer amarra dos homens e de coisas.
8. A Porta Das Águas (Ne. 3:26) A Palavra de DEUS
Essa é a porta da Palavra. Paulo, falando sobre JESUS e a Igreja, diz: «tendo-a purificado (com a lavagem da água, pela Palavra” (Ef. 5:26). A água da Palavra de DEUS nos lava, mas a água da palavra estranha joga lama sobre nós. A Porta das Águas, pois, deve estar aberta para a Palavra de DEUS, revelada na Bíblia, e totalmente cerrada às doutrinas estranhas que hoje invadem a Terra, visando poluir as nossas almas, com seu engano diabólico. A única palavra viva, é a Palavra de DEUS, expressa na Bíblia. Toda palavra que não suporta o teste do que está escrito na Bíblia, mio passa pela sua peneira, é água suja, lama pura, e não deve ser abraçada.
Hoje há muitas doutrinas de homens e de demônios, que trazem verdadeiras prisões. Certos líderes, em nome da autoridade, manifestam um espírito controlador, que não procede de DEUS, e tornam seus liderados verdadeiros prisioneiros de sistemas e de homens, esquecidos do conselho de Pedro: «Apascenta i o rebanho de DEUS, que está entre vós, não por força... “Nem como dominadores sobre os que vos foram confiados, mas servindo de exemplo ao rebanho» (I Pe 5:2,3).
Precisamos nos abrir, como nunca, à água da Palavra viva. No contacto constante com o mundo, muitas vezes nossos pés são empoeirados e carecemos cada dia, de nos submeter a essa água purificadora, aplicada através da leitura, estudo, meditação e obediência à Palavra escrita. Uma exposição constante da alma a um bom programa de estudo da Bíblia ajudará a manter-nos limpos.
Já vimos que havia uma fonte de água junto a cada porta, com o objetivo de apagar as setas incendiárias lançadas contra as portas e muros, pelos inimigos, visando a destruição da cidade. A água era usada para apagar essas setas. Paulo aplica essa figura à batalha espiritual, quando declara: «tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno» (Ef 6:16). Glória a DEUS que há água junto a cada porta! Em outras palavras, a Palavra de DEUS nos está disponível em cada área da nossa vida, de modo que quando cada seta incendiária for lançada contra nossa alma, poderemos apagá-Ia, não sendo destruídos, mas permanecendo de pé, vitoriosos. Pela aplicação da água da Palavra, o inimigo será mantido fora do nosso arraial. Diante de cada investida levantamos o escudo da fé, mediante a aplicação da Palavra específica, para o tipo de ataque específico.
A Palavra de DEUS está para nossa alma o que a comida está para o corpo. É nossa fonte de alimento, sustento e vida. Por meio dela conhecemos a DEUS; ela é canal de comunhão com Seu Autor, DEUS mesmo; é fonte de oração, confissão e vitória; é instrumento de combate espiritual, sendo arma contra as investidas satânicas; por meio dela. temos luz e direção para todas as áreas da vida; ela expressa os princípios pelos quais viveremos e reinaremos; são de fato «espírito e vida», conforme JESUS declarou (Jo. 6:63).
A Porta da Fonte em nossa alma, deve estar continuamente aberta para a Palavra de DEUS, através de um programa sério de estudo, meditação e a devida obediência. Por outro lado, deve estar cerrada para todo tipo de ensino contrário às verdades imutáveis e eternas nela expressas.
 
9. A Porta dos Cavalos (Ne. 3:28) Livres de Cargas
.os cavalos eram um meio de transporte. Levavam cargas, pesos. Em nossa vida essa porta fala do lugar por onde passam os fardos. Ela deve estar aberta para JESUS. Todos os fardos devem ser lançados sobre Ele. Paulo diz que «devemos levar as cargas uns dos outros» (Gl. 6:2). Isso, porém, não significa que essas cargas devem repousar sobre nossos ombros. Todas elas precisam ter um único destino: deixá-Ias-emos nas mãos do Senhor. Não podemos ser sufocados pelos pesos que nos vêm, nem pelos que vêm sobre nossos irmãos. Ajudá-Ios-emos, levando-os a JESUS. .os irmãos virão a nós, o mundo virá a nós com os seus fardos, e nós os levaremos Àquele que os pode carregar. «Lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós» (I Pe. 5-7). Há um corinho muito conhecido que diz:
«Não tenhas sobre ti, nenhum cuidado, qualquer que seja, Pois um, somente um, seria muito para ti. “É meu, somente meu, todo o trabalho, o teu trabalho é descansar em mim”.
Não é maravilhoso saber que há alguém que o ama tanto, que se dispõe a levar seus fardos e introduzí-Io no descanso da fé? E que seu papel consiste, simplesmente, em soltar seus fardos para que Ele os possa carregar? Ó amor indizível, graça sem medida, quem poderá te compreender? Mesmo não abarcando a dimensão exata desse amor sem igual, você pode se entregar a Ele e gozar de seus benefícios eternos. Portanto, diante de cada fardo, diga: «Pai, transfiro-o para Ti». Relaxe na Sua presença e veja os fardos se levantarem. E à medida que você experimenta tudo isso, sua alma estará sendo restaurada. Portas levantadas, brechas fechadas!
Muitos são os cuidados que tentam nos sufocar. A vida moderna tem muitas pressões e exigências e, muitas vezes, os fardos parecem insuportáveis. .o resultado de tudo isso é um forte estresse e abatimento. São fardos no trabalho, com um salário corroído pela inflação e a ameaça de desemprego que, para muitos, já bateu à porta; preocupações com os filhos e pressões na família, para além de toda sorte de inquietação numa sociedade violenta e insegura. Tantos são os males, que se alguém tentar enfrentá-Ios sozinho, logo sucumbirá. Mas há uma boa notícia: o Senhor, que é Pai e cuida dos Seus filhos, colocou nos muros de nossa alma a Porta dos Cavalos. Por ela podemos deixar sair todos os fardos que nos assolam. Ele é grande, e tem recursos infinitos para levar nossas cargas. Podemos entrar no descanso da fé, enquanto Ele toma conta de nós, com tudo que nos diz respeito.
Os pesos e cuidados são uma estratégia de Satanás para nos esmagar. Mas se a Porta dos Cavalos estiver aberta para JESUS, à medida que eles vierem, serão transferidos para nosso bendito Senhor, e estaremos vivendo no descanso da fé. «Tu conservarás em perfeita paz aquele cuja mente está firme em Ti; porque confia em Ti» (/s. 26:3).
 
10. A Porta Oriental (Ne.3:29) O Regresso de JESUS
Acredita-se que esta é a porta pela qual JESUS entrou, e que hoje se encontra fechada. Espera-se que o Messias entre por ela, em Sua segunda vinda. Para nós, ela fala do regresso de JESUS. Paulo diz que devemos nos consolar, uns aos outros, com a esperança da bendita vinda do Senhor. A expectativa desse evento deve estar sempre diante de nós. Temos um futuro glorioso, temos um destino eterno. Hoje travamos batalhas tremendas, mas há fim para o mal, há justiça a ser executada, há uma redenção a ser consumada, e tudo isso acontecerá na segunda vinda de JESUS CRISTO. Paulo ainda declara que, «Se é só para esta vida que esperamos em CRISTO, somos de todos os homens os mais dignos de lástima» (1 Co. 15:19).
A Porta Oriental em nossa vida deve estar aberta para a grande doutrina de que JESUS voltará, estabelecerá Seu Reino milenar na Terra, e a Igreja reinará com Ele, em glória. Os eventos no mundo inteiro apontam para a proximidade desse dia. De fato ele está mais perto do que muitos imaginam. Vivemos na geração que testemunha os mais tremendos acontecimentos proféticos, aguardados por milhares de anos. Estamos chegando ao clímax de todas as épocas, quando a trombeta de DEUS soará, os mortos ressuscitarão e os santos serão arrebatados para o encontro com o Senhor nos ares. Cada dia que passa vamos ficando mais próximos daquele dia glorioso. Isso deve nos motivar a viver de modo a glorificar a DEUS em tudo, aguardando, vigilantes o Dia da Sua vinda.
Não sabemos o dia, a hora ou o ano em que Ele voltará, mas está claro que saberemos a estação. Paulo declara em I Tessalonicenses 5:4: «Mas vós, irmãos, não estais em trevas, para que aquele dia, como ladrão, vos apanhe de surpresa». Para o mundo Ele virá «como ladrão de noite», isto é, de surpresa. Para os filhos de DEUS isso seria uma tragédia. Contudo, se a Porta Oriental estiver aberta a JESUS em nossa alma, a expectativa do Seu regresso não se apartará de nós, e isso se constituirá uma motivação de vida e serviço a Ele.
Ainda que JESUS não volte em nossa geração, pelo arrebatamento, o certo é que passaremos com a presente geração, seja através da morte ou da Segunda Vinda do Senhor. Nossos dias são limitados, e vamos vivê-los de modo a ser motivo de glória para DEUS e bênção para o mundo. Veremos o Seu rosto em Sua formosura a qualquer momento. Essa certeza nos inspira a viver como quem sabe quem é e para onde vai. Nosso destino é a glória, é o Trono, é JESUS mesmo. Depois de toda a luta contra o pecado, a carne, o mundo e o Diabo, vitoriosos, pelo Seu sangue e Sua Palavra, encontrar-nos-emos com Ele em nossa geração, seja pelo arrebatamento, seja pela morte. Vivamos, então, cada dia, como se fosse o último, na esperança da Sua vinda.
JESUS nos advertiu que deveríamos vigiar e estar alertas, sempre de prontidão, para recebê-Lo a qualquer hora. Apesar de muitos, em várias ocasiões, terem marcado data para Seu regresso, o certo é que Ele não prometeu fazê-Io, e conservar-nos-á na expectativa até o momento certo. Portanto, que «o próprio DEUS de paz vos santifique completamente; e o vosso espírito, e alma e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de NOSSO SSENHOR JESUS CRISTO» (1 Ts. 5:2.1).
 
11. A Porta da Atribuição (Ne. 3:31) A Comissão Divina
A versão da Sociedade Bíblica, assim como da Imprensa Bíblica Brasileira, traduzem "miphkad" por <<porta da guarda». Ficaremos com «miphkad», a palavra hebraica, que é definida por H. W. F. Genesius, em seu «Hebrew-Chaldee Lexicon to the Old Testament», como «atribuição, mandato, ordem, um lugar apontado». A Porta da Atribuição, pois, falamos do lugar onde DEUS nos delega uma missão, atribui-nos uma responsabilidade. A palavra traz o sentido de uma tropa que é convocada para receber suas diversas atribuições. Deve ser por isso que Ferreira de Almeida traduz a palavra por «guarda».
Essa é a porta pela qual o Senhor nos delega responsabilidades. Se ela estiver aberta para Ele, não nos recusaremos a aceitar e cumprir os deveres que nos serão atribuídos, pois, juntamente com a tarefa, Ele sempre nos dará a devida capacitação. Muitas vezes, o medo e o sentimento de inadequação tomam conta de nós, e deixamos a porta fechada para DEUS. Se, contudo, conhecemos ao Senhor, sabemos que Ele é fiel e justo e jamais nos dará uma tarefa, sem que esteja disposto a dar-nos, juntamente com ela, o que é necessário ao seu cabal cumprimento. Lembramos ainda que, cada vez que uma dessas portas é fechada ou aberta à pessoa errada, corremos sério perigo, pois isso se constituirá em uma brecha para o inimigo nos assolar.
DEUS tem planos perfeitos para cada um de nós. Devemos abrir a porta da atribuição e receber cada um deles, sabendo que Ele tem o melhor para a nossa vida. De fato, a bênção cem por cento só nos virá quando estivermos dentro do plano cem por cento que Ele tem para nós. Não há o que temer. Para o desempenho de cada tarefa, «A nossa capacidade vem de DEUS» (2 Co. 3:5). Ele é um Pai de amor e sabedoria. Saiba que o DEUS que chama e delega tarefas, é o mesmo que capacita, abre as portas, vai à frente, assiste-nos através do ESPÍRITO SANTO e comissiona Seus anjos a nosso favor.
A esta altura, convém advertir sobre a necessidade de distinguir entre um chamado do homem e um chamado de DEUS. Satanás pode nos enviar tarefas e pessoas, com o propósito de desgastar-nos, para que não tenhamos tempo e energia para executar o verdadeiro plano de DEUS para nós. Ele pode dar uma tarefa paralela, enviar pessoas que nos consomem o tempo e, se não estivermos firmes no discernimento da voz de DEUS, ele pode nos iludir. Lembre-se de que o plano de DEUS é um só e não há plano paralelo. Seguir o caminho paralelo é estar fora do verdadeiro plano. Há um propósito específico para cada filho. O modo de descobrí-lo, é ouvir Sua voz, através das impressões do ESPÍRITO SANTO no homem interior. Um engano comum é tentarmos atender o chamado do homem, muitas vezes provocado por uma necessidade. Acontece que uma necessidade não se constitui um chamado Divino. Necessidades existem em todos os lugares, e só remiremos o tempo, atendendo a convocação do Senhor.
 
12. A Porta de Efraim. (Ne. 8:16) A Porção Dobrada
Esta é a última porta a ser mencionada. Efraim era o segundo filho de José, mas recebeu a bênção de Jacó, como se fora o primogênito. Seu nome significa: «fruto dobrado. porção dobrada da herança, frutífero».
Para nós, ela é a Porta da Porção Dobrada. Esta era dada por direito de primogenitura. JESUS é o primogênito, mas Hebreus 12:23 se refere a todos os filhos de DEUS como «a Igreja dos primogênitos inscritos nos Céus». Como pode acontecer que todos os crentes sejamos primogênitos, com direito à porção dobrada? Ora, JESUS é o primogênito e nós somos o Seu corpo, um com Ele, e o que é Seu, é nosso. DEUS tem um filho, que se chama JESUS. A esse Filho, deu uma companheira, que é a Igreja. Essa Igreja é parte dEle, Seu complemento, e participa do que Lhe pertence. É por isso que DEUS quer que o nosso caráter, personalidade, o ser inteiro, reflitam a presença de JESUS, e Sua glória em nós se manifeste.
DEUS não desiste de nós. Em Oséias 11.8 lemos: «Como te deixaria. ó Efraim ?» Essas palavras repassadas de amor, são dirigidas em tempos de apostasia de Efraim. Ainda assim, as ternuras do coração do Pai para com ele o buscavam atrair. Na porta de Efraim, receberemos a abundância do que Ele tem para nós e tornar-nos-emos frutíferos em tudo, pois Ele colocou à nossa disposição todos os recursos inesgotáveis de Sua graça.
 
Não há limites em DEUS. Somos nós que limitamos o que recebemos dEle. Seus tesouros, em CRISTO, estão escancarados para nós. Mas precisamos abrir a Porta de Efraim, da Porção Dobrada, e receber as bênçãos do primogênito, ou seja, o que pertence a JESUS. Tudo é nosso, nEle.
Qual é o estado da sua alma? Alguém se importa com ela e veio para dirigir sua limpeza e restauração (JESUS). O segundo passo depende de você unir-se ao precioso ESPÍRITO de DEUS, começando pelas portas, o lugar de decisão. Aí você determina o rumo que sua vida vai tomar. Lembre-se que sua vida no agora, é o resultado das escolhas de ontem. Para mudar o seu curso no amanhã, algo deverá ser feito hoje. DEUS lhe dá todos os recursos e assistência na pessoa do ESPÍRITO SANTO, para que você possa fazê-Io. Se você se expõe a Ele e está determinado a seguir Sua direção, então nada impedirá sua completa vitória.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário