quarta-feira, 16 de março de 2011

AFINAL, É PECADO OUVIR MUSICA SECULAR?
*Évane Veríssimo Dias


Então vamos lá....Não creio que essas discussões nos edifiquem, pois, para aqueles que consideram estar pecando por ouvir música secular, realmente não devem ouvir, pois se ouvirem estarão pecando, pois se sentirão acusados. Para quem não tem sua fé abalada, e nem duvida em seu coração que a música secular abala sua relação com o Senhor e sua vida de santidade, ouça..porém eletivamente. Pode já parecer um jargão, porém, “Todas as coisas me são lícitas; mas eu não me deixarei DOMINAR por nenhuma.' Só posso ser dominado pelo Espírito Santo, e se eu não sou do mundo, não posso me deixar DOMINAR pelas coisas mundanas. Não me sinto acusada ouvindo músicas de boa qualidade, que não zombem da palavra do Senhor, daquilo que eu creio, ou que não envolvam duplo sentido e sexualidade, que não tenham palavrão ou qualquer coisa que vá contra os princípios cristãos...Também não posso viver para ouvir música secular, pois senão estarei sendo dominada por ela. Desde que vim para Jesus, aprendi que eu devo escolher com discernimento não apenas aquilo que devo ouvir, mas também ver, fazer e até pensar. Ou os irmãos também não assistem mais filmes, televisão, cinema? Com certeza sim, porém sempre escolhendo baseado na sua vida de santidade, nas instruções do Senhor e ouvindo a voz do espírito ao dizer "filho, isso não me agrada". Quantas vezes você está vendo um filme, ou até mesmo noticiário e de repente algo te incomoda, alguma cena, algum comentário, algum diálogo impróprio e você precisa mudar de canal? Quantas vezes você está no seu ambiente escolar ou faculdade ou trabalho com seus colegas, que nem todos são crentes, e você precisa levantar para sair da roda dos escarnecedores quando se inicia algum assunto impróprio para você? Isto faz parte do nosso testemunho. Saber discernir o que agrada a Deus e o que não agrada. E isso não se resume a uma lista de proibições, pois senão ser santo seria muito fácil. Pouco adianta eu me abster de ouvir música secular ou ver televisão, e sair por aí mentindo, adulterando, fornicando, usando de sensualidade e provocando lascívia por onde passa, desejando a namorada/namorado do próximo, ter preguiça de  ir pra igreja, zombar do irmão, falar palavrão, não respeitar a opinião dos outros, não moderar a língua, fofocar, ter um namoro nada santo e etc etc etc e infinitos etc.  Ser cristão está muito além de todas essas discussões e proibições. Estar alicerçado na Palavra vai muito além do que discutir o que devo ver, ouvir, ler e vestir.
O Pai nos dotou de capacidade intelectual e criatividade, sim. Não devemos andar por aí como ignorantes apáticos da realidade, que não lêem nada além do que está na Bíblia e não conhecem nada além do hinário da igreja. O que eu não devo, é basear minha vida no conhecimento secular. Minha vida eu baseio na Palavra do Senhor e em Seus ensinamentos e em conhece-lo cada dia mais, e não em livros de auto-ajuda ou filosóficos. Porém isto não me impede de com maturidade ler bons livros e ouvir boa música ou ver bons filmes. O Senhor nos deu o Espírito Santo para nos ajudar nessa árdua caminhada contra o pecado, e a discernir aquilo que é mal.
"Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os odiou, porque não são do mundo, assim como eu não sou do mundo. Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal. Não são do mundo, como eu do mundo não sou." Jo 17, 14-16
Jesus não era do mundo, mas enquanto viveu no mundo, Ele não passava 24 hrs por dia orando e jejuando. Ele participava das atividades sociais da época, desde que aquilo não cortasse sua comunhão com o Pai. Ele foi em casamentos, em reuniões, em enterros, ia para casa dos amigos, enfim, Ele vivia em sociedade, porém sem envergonhar o Pai ou dar mal testemunho. E é assim que devemos viver. Com moderação e fazendo bom uso do nosso livre-arbítrio. E nunca ignorando a voz do Espírito Santo. Se você se sente acusado ouvindo música secular, não ouça. Porém se não há acusação ao ouvir música de qualidade, ouça, com moderação. Porém o que ouve não pode acusar o que não ouve de pecador. E o que não ouve, não pode acusar o que ouve de pecador. O Senhor é o juiz.
Eu sou livre em Cristo Jesus. Livre para ouvir “Pra não dizer que não falei das flores” que fala sobre a ditadura no Brasil e é uma música com um contexto histórico do nosso país... e livre para não ouvir Mc Créu ou Black Sabbat, que tem músicas nada “edificantes” ou instrutivas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário