sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

O que ver e fazer em Maceió



História, cultura e muito lazer fazem de Maceió uma cidade repleta de programas dia e noite. Nas praias, as formações de recifes formam piscinas naturais de águas cristalinas tomadas por peixinhos, como as de Pajuçara e de Paripueira. E tem ainda a lagoa de Mundaú que, desbravada a bordo de saveiros, descortina as atividades das populações ribeirinhas e toda a riqueza da flora e da fauna da região.

Já os bairros históricos, como o Jaraguá, abrigam importantes espaços culturais e vida noturna agitada. Nos arredores da capital, os cenários selvagens e desertos da Costa dos Corais incentivam a esticar o tour pelo litoral Norte, incluindo a animada Maragogi. Ao Sul, imperdível é apreciar o encontro do Rio São Francisco com o mar, seguido por uma visita à pitoresca cidade de Penedo.

Maré 0.0 nas piscinas de Pajuçara! Águas clarinhas! Enviada por Bruno
O passeio às piscinas de Pajuçara é feito através de rústicas jangadas, que levam dez minutos para atravessar os dois quilômetros entre a praia e os recifes. Formados apenas na maré baixa, os aquários naturais impressionam pelas águas claras repletas de peixes coloridos e pela estrutura das jangadas-restaurantes, que oferecem lagostas, camarões, peixes e caipirinhas de frutas típicas.
Foto: Sergio Fecuri (Embratur)
O extenso pontal de areia branca coberto por uma seqüência de coqueiros faz da praia do Gunga um dos cartões-postais de Maceió, embora pertença ao município vizinho de Barra de São Miguel, a 39 quilômetros da capital. Além da paisagem perfeita, oferece piscinas naturais, estrutura de lazer – aluguel de equipamentos náuticos - bares e restaurantes.

A boa localização faz da feira uma das mais concorridas da capital.
O espaço fico próximo ao Centro da cidade.
Construções em estilo neoclássico predominam na parte antiga da capital. Foto: Embratur
Para apreciar os variados estilos arquitetônicos que marcaram os monumentos de Maceió e também conhecer um pouco mais da cultura local, vale visitar a região central da cidade. Por lá estão a Catedral Metropolitana e a Igreja de Bom Jesus dos Martírios, com estilos ecléticos; além dos museus Pierre Chalita, de arte sacra, e Théo Brandão, com obras populares.

Passeio pela Lagoa Mundaú (3 dicas, 8 fotos)

Imperdível!
Enviada por Simone
Com 600 quilômetros quadrados de superfície, a Lagoa Mundaú representa um dos maiores ecossistemas do Estado, além de importantes aspectos históricos, culturais, sociais e econômicos. Feito a bordo de saveiros, o passeio dura cerca de quatro horas. No cenário, nove ilhas onde vivem pescadores e rendeiras, vegetação de restinga e manguezais, peixes e crustáceos diversos, além de praias isoladas. As embarcações partem do bairro do Pontal da Barra, onde vivem as mais famosas rendeiras de Maceió.

Nenhum comentário:

Postar um comentário